quinta-feira, 13 de maio de 2010

A vida é um barco vazio. Um barco vazio que deriva no mar, sem passageiro, sem comandante, sem água que se mova, sem nuvem que chova…
A vida é assim, um telefone, uma televisão, um auricular. A vida é um sofá, uma cadeira, um comando na mão. A vida já não são pessoas, não são beijos nem apertos de mão. A vida já não é ouvir um bater do coração… É assim que as pessoas quiseram, é assim que elas voltam a querer.
Antigamente a avenida enchia-se de pessoas , pessoas que gostavam do sabor do chafariz que se incendiava em água, agora não. Agora a avenida enche-se das folhas que caem de um Outono longínquo… E a vida não parou, adormeceu…
Há quem durma nas ruas, há espera de que alguém venha até ele, há quem toque e se pinte, há quem entretenha e brinque… E o que nos salva são algumas das crianças que ainda correm apressadas com castanhas pelas mãos, com sorrisos e abraços, com a magia que há muito não vemos. O tempo anda incerto e a vida anda incerta com ele.
A vida não está para nós como as pétalas estão para a rosa. E são muitas as vezes que nós deixamos a vida dormir lá fora, fora da nossa porta. Achamos-nos sempre superiores a ela, sempre superiores aquilo que não está de acordo com os nossos desejos e ambições. É verdade que as salas de aula muitas vezes estão vazias, mas aí, a vida não fica lá fora, ela entre, entre e comunga do saber da aprendizagem.
Com os anos, a vida não envelheceu, cada vez foi sujeita a plásticas, a mudanças, muitas vezes drásticas e hoje, mesmo que o dia esteja gélido, a lareira não é o nosso recanto, quem sabe, este computador onde escrevo, seja mais importante que a própria vida.
Resta-me um cálice de esperança, com que saúdo o amanhecer e o anoitecer, com que vivo, cheia de contrastes, entre um tudo, um nada e uma vida, que tento não deixar fora nas portas, mas a voar, pelas ruas ainda vazias cheias de vida…

5 comentários:

  1. concordo plenamente com o texto. já não sabemos viver, já não sabemos o que é a vida, o que ela significa. e deixamo-la passar, sem darmos conta.

    ResponderEliminar
  2. A vida está em todo o lado, em todas as coisas e lugares para onde olhamos ela está presente. Mas essencialmente ela está dentro de ti. E por isso é que a vida pode ser tudo o que quiseres basta desejares com muita força, lutar e principalmente acreditar. As coisas podem ser tudo o que quiseres tudo depende do modo como as encaras e como as vês.
    É importante teres consciencia do mundo e do que te rodeia, marcando a diferença sempre sendo fiel a ti própria e áquilo em que acreditas. E isso é o mais importante. Isto porque não podes mudar quem não quer ser mudado as pessoas só mudam quando querem ser mudadas. Podes fazer a diferença agindo e marcando a diferença mas isso não depende só e apenas de ti. (.

    ResponderEliminar
  3. adorei adorei adorei =)

    eu tenho saudades de quando a avenida tinha um grande jardim perto dos chafarizes, antes de construírem o túnel e o parque de estacionamento :x

    ResponderEliminar

deixa tu também letras soltas no caminho