quarta-feira, 17 de junho de 2009

escrevi este nome no vento

"(...) há pessoas que chegam nesse inicio, mas que não passam de um meio. outras chegam no meio e aguentam até um fim. mas raro são as pessoas que chegam no inicio e aguentam até ao fim. (...)" Rita Nabo, uma amiga minha

não gosto de reparar nisto, mas a maioria dos nossos amigos não se aguentam ao nosso lado até ao fim. e finjo a dor que isto me provoca.
admirava algumas pessoas.
mas por algum motivo, perdi-as do meu lado. ou cansam-se de mim ou afastam-se sem motivo que levasse a isso. talvez vocês compreendam este segundo aspecto, porque com certeza que já tiveram pessoas do vosso lado e estas acabaram por se afastar de uma forma inconsciente. o tempo acaba por destruir estas leves amizades, e eu que o diga.
custa perder pessoas com o tempo.
mas é tal como a minha amiga disse. são raras as pessoas que estão do nosso lado desde o início e que aguentaram até ao fim.
apesar da dor que as pequenas perdas me provocam, também tenho os orgulhos com o passar dos anos. escrevo nomes que começaram comigo desde o meu início e meio da minha história de vida e que continuam a chorar e a rir comigo.
os nomes Sofia, Raquel, Catarina, Marcelo, Daniel, Ricardo e Patrícia compensam as minhas pequenas perdas. estes são os nomes que o vento me traz, quando tenta entrar pelas janelas da minhas casa. são os nomes que eu desenho no mar, em pleno Verão.
são estes nomes que me tranquilizam. pobre de mim, que tantas vezes não me dou valor.
mas quando penso que estas sete pessoas estão comigo desde o inicío/meio da minha vida, e ainda se aguentam é porque ainda vale a pena. ainda valho a pena.
e é só.
amo-vos.

6 comentários:

  1. E haverá coisa mais bela do que as verdadeiras amizades? Não aquelas que descreveste como leves, mas as verdadeiras, aquelas que perduram.Para mim não, gostei muito do texto.É verdade que a maioria não dura até ao fim, mas as que duram chegam para essas perdas todas.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Enquanto houver nas nossas vidas amizades destas, valemos sempre a pena :') *

    ResponderEliminar
  3. o que importa não é começar no início, mas sim nunca se afastar desde o momento em que chegou.
    UM amigo verdadeiro é o suficiente para poderes dizer: vale a pena!
    se tens sete, tens sete vezes o que a maioria das pessoas gostava de ter (e nunca terá).

    "Ainda que seja raro o verdadeiro amor, é no entanto menos raro que a verdadeira amizade." (François La Rochefoucauld)

    ResponderEliminar
  4. :)
    É tão bom ler estas coisas. Ainda para mais de um gajo a dizer para outros gajos. Eu também já o disse. Não é vergonha. É grande amizade.
    Pareceu um texto dos meus agora :P
    Tá lindo!

    ResponderEliminar
  5. e eu acredito que também valhas a pena.
    claro que me identifico com o texto, há sempre quem desista a meio e nem sequer tenha como o explicar.

    ResponderEliminar
  6. É tão bom saber que ainda há amizades destas!
    A tua sensibilidade encanta-me David! *

    ResponderEliminar

deixa tu também letras soltas no caminho