segunda-feira, 29 de junho de 2009



"O Verão é uma das quatro estações do ano. Neste período, as temperaturas permanecem elevadas e os dias são longos. Geralmente, o verão é também o período do ano reservado às férias..." bla bla bla

Chegou o Verão! Dizem por aí que é a melhor estação de todas as quatro, e eu, possivelmente, concordo. De facto, é a época do ano em que se vê mais sorrisos na cara das pessoas. O paizinho esquece a crise e investe o dinheiro que não tem em uma ou duas semanas de férias com a família na praia. Verão é a época de se falar dos cremes e da depilação, e não esquecer também que é nesta altura que se aposta no exercício físico. Afinal o papá ou a mamã passam 10 meses sentados no sofá a ver televisão e a reclamar que não recebem o ordenado ou que é pouco para aquilo de que necessitam, e por isso é estritamente necessário recompensar o corpo para que se o possa exibir na praia em frente aos amigos e amigas. É também a altura da mãezinha limpar a casa (as que se importam com a sujidade), e após as limpezas, juntar os trapos e partir rumo à praia com a família. É também tempo de as amigas se juntarem por baixo do mesmo chapéu, discutindo as novidades das mais premiadas revistas do mundo cor-de-rosa, a Caras, TV7Dias ou a Flash, comentando as estrias da Elsa Raposo ou a dieta da Júlia Pinheiro, e esquecendo mais uma vez a crise que assola o país e o mundo. Está sol e por isso temos de aproveitar os efeitos que ele tem inevitavelmente sobre o nosso estado de humor. Os homens, por sua vez, comentam os jornais, ora a Bola ora o Expresso. E ali bem perto, ainda se ouve o grande Quim Barreiros alegrar mais uma milésima edição do Portugal no Coração em digressão pelo país e em directo para a RTP1. As crianças saltam e gritam de alegria, dançando com as avós e os avôs a música popular de que tanto nos orgulhamos.
Lá à frente, à beira mar não podem faltar as discussões entre marido e mulher, em que a Lena diz para o Zé "Oh zé olhás crianças homem", e à qual o Zé responde "Oh mulher, deixa-as brincar à vontade". Por sua vez, as crianças gritam e atiram areia e água para cima de toda a gente, e o tio que está a tentar dormir passa-se, levantando-se da toalha para dar uma chapada ao miúdo que lhe atirou areia para cima da cara. Quando por fim se volta a sentar na toalha, passa uma boazona por ele, à qual retribui um olhar tentador, fazendo com que a mulher do tio se levante e comece aos berros no meio da praia. Ali bem ao lado, o avô compra uma bola de berlim ao neto de 90kg, às escondidas, porque a mãezinha não deixa o miúdo comer porcarias.
Por cima de todos eles, reina um sol explêndido e um tempo espectacular. Tomam-se banhos de sol e de água cristalina, dá-se cor ao corpo e desenham-se sorrisos no meio do estardalhaço que é esta época de felicidade, afinal estamos no Verão...!

Foto: praia nos anos 60

3 comentários:

  1. quem não gosta do Verão? Na verdade, eu prefiro a Primavera, mas o Verão é sempre o Verão.
    Nunca tinha visto melhor descrição :)

    "(as que se importam com a sujidade)" - quem é a mãe que não se importa com a sujidade? :O hás de me dizer!

    ResponderEliminar
  2. é verão, por isso toca a apanhar o comboio e ir para paris xD e da próxima sê mais esclarecedor!
    muahahah

    ResponderEliminar

deixa tu também letras soltas no caminho