quinta-feira, 9 de setembro de 2010

um(a) Aventura no Castelo Jota

Eis que chegou ao fim mais um(a) Aventura da Pastoral de Jovens de S. Victor (PJSV), à qual muito me orgulho de pertencer. O Aventura '10 reuniu oitenta e sete jovens entre 3 e 7 de Setembro em Castelo do Neiva. foram dias intensos, marcados por um grande espírito de união e companheirismo que ficarão para sempre na memória de todos!

Nestes dias aprendi que o Castelo Jota, de que nos fizemos habitantes desde que lá chegámos, é muito mais do que um espaço físico, é um lugar de amor, entrega, carinho e dedicação, um castelo de portas abertas para o próximo e que todos ajudamos a construir no coração de cada um, um abrigo em que cada pedra é fruto da entreajuda e do companheirismo. Aprendi que de nada serve ter-se muito se não se der cada vez mais, e, de preferência, tudo o que se tem. Aprendi que neste castelo somos muitos, mas que também somos um só, porque vivemos em união; que todos precisamos de percorrer um novo rumo, no sentido de seguir sempre com pegadas firmes o exemplo do nosso insigne modelo, Jesus Cristo; que este castelo deve ser uma nova dimensão da nossa vida, que nos ajuda a construir raízes de amor nos nossos corações. Aprendi que, ainda que ninguém possa ser perfeito e todos tenhamos os nossos defeitos, juntos podemos contorná-los e transformá-los em potencialidades. Aprendi que mesmo num castelo assim, nem tudo é perfeito, mas quando damos o nosso melhor podemos criar coisas maravilhosas.

Este ano, mais do que nunca, apercebi-me de que tenho neste grupo amigos verdadeiros a quem devo muito daquilo que sou, e conheci muitos outros a quem deverei um dia muito daquilo que serei.
Na verdade, foi este grupo que me tornou naquilo que sou hoje, nos sete anos que nele estive aprendi muito do que sei (até a usar uma esfregona e uma vassoura foi com eles que aprendi), e espero que assim continue, porque sei que este grupo ainda tem muito para me ensinar.

Obrigado por tudo o que são e pelo que fizeram de mim (:



(aquilo que está sublinhado no segundo parágrafo são os nomes dos vários grupos em que se divide a PJSV, por faixas etárias)


Fica aqui o vídeo de nós todos a cantar o hino deste Aventura 2010:


9 comentários:

  1. de 3 a 7 de Novembro ou de 3 a 7 de Agosto? enganaste-te xD

    ResponderEliminar
  2. Confesso que não li o texto (leio assim que tiver tempo =S). Mas vi o vídeo e só tenho duas coisas a dizer:
    1º Obrigada Nuno por partilhares isto..
    2º EU ADORO ESTA MÚSICA!! =D

    Foi impossível não soltar um sorriso ao ouvir os primeiros acordes da guitarra. É impossível não me sentir 'cheia', plena.. de Amor, alegria, confiança... Simplesmente Feliz! [Ainda que por instantes]

    Há músicas que são mágicas.. esta é sem dúvida uma delas :)

    ResponderEliminar
  3. Como prometido, estou a comentar o 1º post do "Letras no caminho" ou do "Lugar magenta" que escreveste (:
    Ao ler o texto apercebi-me que algumas das coisas que me disseste na carta não estavam aqui e vice-versa. Gostei bastante, como ja te tinha dito, da ideia geral do acampamento que é, tal como disseste, que é preciso sempre dar mais de nós próprios a todos :D

    Tal como o video do ano passado que me mostraste, tambem este me cativou a atençao por causa da diversidade das pessoas e contudo da sua união^^

    ResponderEliminar
  4. Um dia destes procuro entrar em algo, ou nalgum grupo de jovens parecido. Infelizmente por estes lados iniciativas desse genéro escasseiam para não dizer que são inexistentes. A culpa também é minha que não procuro e não me mexo. Mas sempre que leio textos assim penso sempre que há algo a passar-me ao lado! Isto porque é uma daquelas experiencias que tenho a certeza que me ia fazer mesmo muito bem para a além de parecer extremamente cativante.

    Gostei do texto.

    ResponderEliminar
  5. loool não sou tão ambiciosa contento-me com algo mais pequeno. Provavelmente em coimbra encontro o que quero. Além de que palpito que o vosso seja mais para o norte não?!

    ResponderEliminar
  6. pois dessa parte eu não sabia, mas continuem " todos " a escrever estão a fazer um bom trabalho (;

    ResponderEliminar

deixa tu também letras soltas no caminho